Monday, September 02, 2013

OeSC-Livre e Hackerspaces na FACE 2013

MUITO OBRIGADO aos organizadores da FACE 2013 (Feira de Conhecimento, Cultura e Educação), e muito obrigado também ao Prof. Tiago Zonta, da UNOESC, que nos conseguiu um espaço fantástico para divulgar o OeSC-Livre e, mais importante, os Hackerspaces recém-nascidos de Chapecó e Concórdia. Nós passamos as últimas 3 ou 4 semanas numa correria daquelas para garantir que teríamos uma representação legal dos grupos (projetos, adesivos, panfletos, camisas pólo, e na verdade até o logo e domínios dos Hackerspaces na Internet), e deu certo. Foi um sucesso total!

No primeiro dia, quinta-feira dia 29, montamos nosso principal projeto pensado para a feira, o jogo Genius baseado em Arduino e Raspberry Pi. O Arduino fazia a lógica do jogo, controlando as teclas, som e luzes, e um programa rodando na Raspy mostrava um placar com os três melhores resultados da feira, e cuidava de mandar o Arduino iniciar o jogo e ler o resultado. Logo de início já deu muita gente interessada em brincar na caixa barulhenta. Alguns ficaram verdadeiramente viciados e não aceitavam ter seus resultados fora do ranking na tela.

Já neste primeiro dia rolou a primeira surpresa agradável e gratificante da feira: fui entrevistado pela RBS, em matéria que foi ao ar no Jornal do Almoço. Meus 30 segundos de fama! :-) Nesta curta entrevista demonstrei rapidamente um projetinho muito mais simples, um velho teclado de PC e um buzzer ligados em um Arduino, que rodava um pequeno programa lendo as teclas do teclado e tocando notas musicais correspondentes, representando uma oitava nas teclas QWERTYU (usando também as teclas numéricas acima destas para os sustenidos). Foi interessante ler sobre a Escala Temperada de Bach para este projetinho, e aprender que a frequência do som aumenta 5.94% a cada nota.

No segundo dia, sexta-feira dia 30, tivemos mais membros do grupo ajudando no nosso espaço, inclusive com uma gurizada muito boa que veio de Joaçaba (valeu Eliezer!). O Fábio Beckert e o Oruam Piazza também trouxeram seus projetos, o Fábio com um módulo de GPS fechado que ele está hackeando para criar programas próprios, e o Oruam com um projeto sensor de temperatura com escala em LED. Neste dia tivemos o acompanhamento mais próximo de uma jornalista do evento, que criou esta matéria. Ao final do dia os hackers de plantão Ernesto Albrecht e Ricardo Fachinello apareceram com uma baita estrutura de madeira onde estavam montando controles estilo arcade. Eles canibalizaram um velho controlador de teclado, e passamos algumas horas soldando fios para refazer a matriz de varredura desse controlador, ligando-a nos botões e joysticks do arcade. Acho que esse foi o ponto alto do estilo Hackerspace no evento. Ferro de solda, fios pra todo lado, e no final rodamos um emulador de arcade com jogos antigos usando um projetor de vídeo. Fantástico!

O último dia da feira, sábado dia 31, também trouxe muita diversão nerd. Fizemos um encontrão no shopping, na hora do almoço, onde se juntou a nós o pessoal de Concórdia, que também fazem muitos eventos do OeSC-Livre e estão montando um Hackerspace, o Concas Hackerspace. Com toda essa gurizada junta, nós tomamos conta do espaço na FACE e rolou muita descontração e conversas nerd, até o ponto em que achamos que estava tudo muito calmo e resolvemos trazer umas sucatas pra fuçar. O Gustavo Seitenfus trouxe um velho monitor de tubo que ele precisava arrumar, e o monitor quase pegou fogo umas três vezes. :-D

No sábado também tivemos a presença do João Ricardo, do Tarrafa Hacker Clube (Hackerspace de Floripa), que nos trouxe orientações, dicas e bom papo. Acho que ele gostou do que viu, pois conseguimos dar o pontapé inicial nos Hackerspaces do Oeste deixando claro que levamos isso muito a sério. O João trouxe a infame "Máquina Inútil" do Tarrafa, que deixou muitas pessoas da Feira bem curiosas. :-)

Enfim, foram algumas semanas de preparação, e três dias intensos de fuçadas épicas, conversas de alto nível, explicações, hacks e projetos divertidos. Pude até falar com alguns interessados sobre o Projeto Fedora, e entregar alguns DVDs Live para testarem em casa. Tenho certeza que estou esquecendo de muitos fatos e pessoas que poderia mencionar, que agora estão na confusa e misturada lembrança destes três dias de diversão intelectual. Obrigado a todos os que estiveram por lá, todos os que ajudaram a realizar esta ótima divulgação dos grupos e, novamente, muito muito obrigado ao Tiago Zonta e toda a organização da FACE 2013, por nos cederem este espaço e permitirem que celebrássemos a Cultura Hacker e o Software Livre no nosso cantinho da feira. Certamente estaremos muito interessados em participar novamente nos próximos anos, com mais e melhores projetos!

No comments: